Conheça um pouco da história de Michelangelo.
Acontecendo no mundo - 7 de novembro de 2014
(Michelangelo)
Nome: Michelangelo (“Miguel Ângelo”) di Ludovico Buonarroti Simoni
Data de nascimento: 06 de Março de 1475
Data de falecimento: 18 de Fevereiro de 1564
Nacionalidade: Italiano
Ocupação: Pintura, arquitetura, poesia e escultura.
Pais: Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e Francesca , que morreu quando Michelangelo tinha seis anos. O artista foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite .
Quando ainda era criança, sua família mudou-se para Florença, onde, em 1488, entrou como aluno para o ateliê do pintor Domenico Ghirlandaio, com quem aprendeu as técnicas de afresco e painel. No ano seguinte, graças ao mecenato de Lourenço o Magnífico, passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni no jardim onde a família senhorial de Florença conservava uma valiosa coleção de esculturas antigas.
Após a morte de Lourenço, em 1492, e pouco antes da expulsão da família Médici pelo pregador e reformador religioso Girolamo Savonarola, Michelangelo fugiu para Bolonha, onde, sob a influência de Jacopo della Quercia, esculpiu três estátuas para o túmulo de são Domingos. De volta a Florença, esculpiu em madeira a “Crucificação” (autenticada somente em 1965), que doou a uma igreja em agradecimento por lhe terem permitido estudar os cadáveres ali conservados.
(Crucificação)
Em 1496 mudou-se para Roma, onde esculpiu “Baco”, antes de voltar-se para a temática de inspiração religiosa que dominaria sua arte a partir de 1498. Sua grande obra do período é a “Pietà” de mármore que se encontra na basílica de São Pedro, em Roma, na qual a cena trágica contrasta com a serenidade do juveníssimo rosto da Virgem.
(Baco)
(Pietà)
Quatro anos mais tarde, Michelangelo retornou a Florença, onde produziu seu mais famoso trabalho “Davi”. Essa escultura foi e é a obra de Michelangelo mais conhecida. Ela tem traços e é muito semelhante a nós humanos, essa característica é muito marcante nas imagens de Michelangelo e todos os outros pintores e artistas renascentistas. Mas essa escultura estava tão perfeita que ao termina-la ,Buonarotti falou “Fale”, para ele falar.
A cidade, na época, estava mudando, após a queda de Savonarola e a ascensão de Pier Soderini. O Davi foi uma encomenda da Guilda de Lã da cidade. Era, originalmente, um trabalho incompleto, iniciado quarenta anos antes por Agostino de Duccio .O Davi deveria ser o símbolo da liberdade de Florença e seria colocado na Piazza della Signoria, na frente do palazzio vecchio. Essa obra-prima, feita em mármore de Carraca, colocou-o definitivamente como um escultor de extraordinária técnica e habilidade. Na época, também pintou a Sagrada Família da Tribuna, agora na galeria Uffizi.
(Davi)
O papa Júlio II chamou o já célebre gênio toscano a Roma, em 1505, para encarregá-lo de um grande mausoléu com mais de quarenta figuras em tamanho natural. O projeto, que não chegou a ser concluído, acarretou muitos problemas para Michelangelo, desde assistência inadequada na execução do projeto a falta de pagamento. O escultor desentendeu-se então com o Papa e fugiu de Roma. Em Florença, Piero Solderini convenceu-o a desculpar-se. Júlio II lhe encomendou então uma estátua em bronze para a igreja de São Petrônio, concluída em 1508. Nesse mesmo ano, Michelangelo recebeu o primeiro pagamento do Papa para iniciar a ampliação da capela Sistina, cujos afrescos pintou até 1512. Embora tenha trabalhado como pintor a contragosto, pois preferia a escultura, realizou na capela Sistina afrescos tidos como a expressão máxima da arte pictórica do Renascimento.
A composição da Capela contém 300 figuras e se centra nos episódios do livro do Genesis, divididos em três grupos: a Criação da Terra por Deus, a Criação da Humanidade e sua queda e, por fim, a Humanidade representada por Noé. Entre os afrescos mais famosos estão: “A Criação de Adão e Eva no Paraíso”.
(Criação de Adão)
Em 1513, o morreu Papa Júlio II , e seu sucessor, o Papa Leão X, um Médici, pediu que Michelangelo reconstruísse o interior da Igreja de São Lourenço, em Florença, e a adornasse com esculturas. Michelangelo relutantemente aceitou, mas foi incapaz de terminar a tarefa (o exterior da igreja ainda não está adornado até hoje).Em 1526, os cidadãos de Florença, encorajados pelo saque de Roma, expulsaram os Médici e restauraram a república. Michelangelo voltou para sua amada Florença para ajudar a construir as fortificações da cidade de 1528 a 1529. A cidade caiu em 1530 e os Médici voltaram ao poder.
Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura “O Último Julgamento”, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.
(O último julgamento)
Michelangelo, muitas vezes arrogante com os outros e constantemente insatisfeito com ele mesmo, via a arte como originada da inspiração interna e da cultura. Via a natureza como uma inimiga que tinha de ser superada. Suas figuras são dinâmicas. Para ele, a missão do escultor era libertar as formas que estavam dentro da pedra. Conta-se que após Michelangelo ter executado sua estátua Moisés, bateu violentamente com o martelo no joelho da obra e gritou: Porque não falas? (Perché non parli).
Na vida pessoal, Michelangelo era abstêmio. Era indiferente à bebida e à comida. Era uma pessoa solitária e melancólica.
Para além da pintura e da escultura, Michelangelo deixou também cerca de trezentos poemas em italiano vernáculo, que escreveu entre 1501 e 1560. Os seus poemas são marcados por uma forte carga homoerótica. Porém, esta foi alterada na primeira edição da sua poesia, em 1623, publicada pelo seu sobrinho Michelangelo, o Jovem. Em 1893, John Addington Symonds traduziu os poemas originais para inglês.
Fundamental para a arte de Michelangelo era sua paixão pela beleza masculina, que o atraía de modo emocional e estético. Era, em parte, uma expressão da idealização renascentista do corpo humano. Mas, para Michelangelo, há uma resposta única a essa estética. Tais sentimentos o faziam sentir uma profunda angústia, uma contradição entre a filosofia platônica e o sentimento carnal.
Morreu em 18 de fevereiro de 1574, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerado um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone
Relação das principais obras de Michelangelo:
*Afrescos do teto da Capela Sistina
*A criação de Adão
*Julgamento Final
*Martírio de São Pedro
*Conversão de São Paulo
*Cúpula da Basílica de São Pedro
*Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá
*Retratos da família Médici
*Livro de poesias : Coletânea de Rimas
*A Madona dos degraus (relevo)
Ainda não há comentários.