A mulher que inspira

Técnicas de Pintura - 10 de dezembro de 2014

Revelação. Elevação Espiritual. A inspiração é um mistério. Há quem diga que é coisa dos deuses, insights divinos. Os dicionários dizem, entre suas numerosas definições, que é um estado de alma influenciado por potências sobrenaturais.

Inspiração também define o ato de inspirar o ar para os pulmões. É o que permite a vida. O sopro, divino ou humano, da existência. O objeto / coisa produzida sob um estado de inspiração é também considerado a própria inspiração, materializada. Quando vemos ou lemos uma bela obra de arte, ela nos inspira né?! E aí, dizemos: “Que inspiração”.

“Mulher Indiana” é um exemplo dessa magia misteriosa que é a inspiração. A obra não só comove as pessoas pela beleza, mas também inspira aqueles que têm a oportunidade de contemplá-la. Criada pelo artista plástico Marcello Fernandes, fundador da Michellangello Art Gallery, é um belíssimo exemplo desse estado divino.

"A Cigana"

“A Cigana”

Aplaudida pelos visitantes e artistas da recente exposição “Estilos Artísticos”, é sucesso de público onde passa. Ela faz parte de uma série de pinturas de mulheres do mundo, representando diferentes etnias e culturas. A obra é uma das peças que compõe a coleção, que conta com outras belíssimas mulheres, como “A Princesa da Tânzania” .

A inspiração, de onde vem?

O artista define bem esse estado de alma misterioso que é a inspiração: “Surge dentro de mim a vontade de criar o ‘diferente’, ideias e pensamentos que acabam me motivando na realização das minhas obras. Confesso que não é algo que acontece a todo instante, mas quando surge, ao menos em mim, acontece de uma maneira tão forte e surpreendente que meus pensamentos parecem fugir além da compreensão.”

Para Fernandes, materializar a “iluminação”, a ideia, é uma das melhores sensações da sua vida. E como todo grande artista, ele trabalha muito para executar de forma minuciosa seus trabalhos e chegar o mais próximo possível da perfeição. Thomas Edison estava certo: realmente, o talento é 1% inspiração e 99% transpiração. “É uma sensação maravilhosa, sentir que posso transpor minhas ideias para a prática. Sinto-me na maioria das vezes atraído pelo desafio e é através desses desafios que passo a me conhecer cada vez mais e entender a minha capacidade de criação”, revela o artista.

Atração pelo mistério

Parace que além de artista, Marcello é um curioso nato. O que o atrai mais profundamente não são as coisas que estão próximas do óbvio e do olhar cotidiano, mas aquilo que está nas profundezas e necessita de um mergulho para ser entendido e sentido. “Minha inspiração também costuma nascer e ser atraído pelo diferente, exótico e misterioso, que passa a sensação do belo e do bem estar”, conta o artista.

"Princesa da Tânzania"

“Princesa da Tânzania”

Novo mergulho na sutileza do desconhecido universo feminino

O artista não para por aí. Projetos não faltam na sua agenda. E o novo desafio é a obra “Mulher Indiana”, que comporá o projeto do artista, que “retratar a beleza feminina nos quatro cantos do mundo. Cada qual com seus costumes e tradições.”. Ele dá uma pincelada de como será a próxima obra: “Especificamente sobre a ‘Mulher Indiana’, desejo mostrar que mesmo em um país como a Índia onde as mulheres de modo geral levam uma vida muito dura e de sacrifícios, elas são belas, conseguem mesmo através das adversidades nos mostrarem sua beleza e seus mistérios. Exóticas e ao mesmo tempo frágeis no seu modo de ser e viver.”.