Hoje comemoramos o nascimento do grande Pós-impressionista Francês Toulouse-Lautrec

Acontecendo no mundo - 24 de novembro de 2014

Lautrec

Henri de Toulouse Lautrec

Henrie Marie Raymond de Toulouse Lautrec Monfa, pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX, sendo que este gênio da arte também era boêmio, trabalhou por menos de 20 anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também na popularização e comercialização da arte.

Toulouse-Lautrec revolucionou o designer gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Na sua juventude sofreu dois acidentes, fraturando o fêmur esquerdo aos doze anos e o esquerdo aos quatorze anos. Mal soldados, pararam de crescer fazendo com que o artista não ultrapassasse 1,52 de altura, ficando com corpo de homem e pernas de “menino”.

Frequentador de cabarés e do famoso Moulin Rouge, acabou por se habituar nesse ambiente e o tema principal de suas obras era a vida boêmia Parisiense.

Era atraído por Montmartre, uma área de Paris muito famosa pela boêmia e por ser um centro de artistas, escritores e filósofos. Escondido no coração de Montmartre, localizava o jardim de Pere Foret onde Lautrec pintou uma série de pinturas a óleo ao ar livre de Carmen Gaudin, a modelo ruiva que aparece no quadro “A lavadeira” de 1888.

A lavadeira

“A lavadeira” 1888

Testemunha da vida noturna de Montmartre, Lautrec não fazia apenas pinturas, mas também cartazes promocionais dos cabarés e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX, onde a arte deixava de ser patrocinada e financiada apenas pela igreja e os nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente da revolução industrial.

640px-Lautrec_moulin_rouge,_la_goulue_(poster)_1891

Pouster “Moulin Rouge” 1891

Apesar da litografia no seu tempo poder acomodar diversas cores, Lautrec trabalhava apenas com 4 ou 5 cores e raras vezes com 6 cores. Ao invés de trabalhar com multiplicidade de cores, preferiu criar efeitos de justaposições e modulações delicados.

Cartaz Lautrec

Cartaz “Avril” 1893

Estima-se que Lautrec tenha realizado mais de 1.000 quadros a óleo (737 já catalogados), feito mais de 5.000 desenhos (275 aquarelas, 5.084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.

Na cama

 Obra “Na cama” 1893

Lautrec pintando

Lautrec pintando o retrato de Berta em Père Foret em Montmartre – Paris 

Em 1889, levando uma vida desregrada e com excesso de álcool, finalmente é cobrado o preço ao artista. Lautrec sofre de crises e é internado em uma clínica psiquiátrica. Ao sair é constantemente vigiado para não voltar ao vício da bebida e frequentar as noites boêmias, vigilância que ele consegue burlar.

Sua vida vai deteriorando cada vez mais, até que em 1901, não é mais capaz de viver sozinho. Este gênio se despede de Paris com a certeza que está com seus dias contados. Sofre ataques de paralisia e quase não consegue mais pintar.

Em setembro de 1901, Lautrec morre em consequência de um derrame, nos braços de sua mãe, no castelo de Malmoré, próximo a Bordeaux.

Condessa Adèle de Toulouse-Lautrec, no desjejum, no castelo Malromé 1881-1883

Condessa Adèle de Toulouse-Lautrec no desjejun no castelo de Malmoré 1881-1883